"Lendas com a letra P"
Pai do Mato
O Pai do Mato é uma fascinante história popular nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do país. O Pai do Mato, ou Pai da Mata, é um protetor das florestas e dos animais, uma figura alta e peluda, maior do que todas as árvores, com unhas e cabelos compridos, além de orelhas de cavaco. Ele é conhecido por emitir um urro estrondoso que pode ser ouvido a longas distâncias e geralmente aparece acompanhado de caititus, que são um tipo de porco-do-mato. Para se deslocar com ainda mais velocidade, ele pode montar em um desses animais. O que torna a figura do Pai do Mato assustadora para quem planeja fazer o mal contra a natureza é que ele engole pessoas. Quem tentar matá-lo pode se dar muito mal, pois ele é um ser de grande estatura, coberto de pelos, com uma aparência que lembra a de um homem selvagem ou um grande macaco, possuindo força sobre-humana e a habilidade de se comunicar com os animais e controlar os elementos da natureza. Durante o dia, o Pai do Mato emite sons aterrorizantes para afastar as pessoas das florestas e é possível identificar sua presença pela movimentação incomum das copas das árvores, já que ele é mais alto do que elas. Se alguém ignorar os sinais e cometer alguma maldade contra o meio ambiente, essa pessoa será encontrada e engolida por ele.
Papa Figo
O Papa-Figo, também conhecido como “Homem do Saco” ou “Velho do Saco”, é uma história assustadora e popular nos meios rurais de todo o país. O Papa-Figo é um homem velho e maltrapilho que acredita que sua doença será curada se ele se alimentar do sangue e do fígado de crianças. O fígado, sendo considerado o produtor de sangue, deveria ser puro e saudável, e por isso, o fígado das crianças era o alvo desejado para quem sofria dessa enfermidade. Em algumas versões da história, o Papa-Figo possui ajudantes que atraem as crianças, enquanto em outras, ele mesmo atua na captura, sendo simpático com elas e oferecendo doces e brinquedos. Após consumir o fígado da vítima, ele deixa ao lado do corpo uma quantia em dinheiro para as despesas do funeral e para ajudar a família. O Papa-Figo é um velho corcunda e barbudo que vaga pelas ruas com um grande saco nas costas, com a intenção de capturar crianças desobedientes. Embora geralmente tenha uma aparência humana, em algumas versões, ele possui unhas e orelhas imensas e dentes de vampiro.
Pé de Garrafa
O Pé-de-Garrafa é uma história intrigante da região da Amazônia. Esta criatura misteriosa é conhecida por seu nome peculiar que deriva da forma de suas pegadas, que se assemelham a fundos de garrafas. O Pé-de-Garrafa é uma entidade protetora da floresta, com a missão de guardar a natureza contra aqueles que buscam prejudicá-la. Ele é uma figura espectral ou fantasmagórica, com habilidades para se mover silenciosamente pela floresta e aparecer inesperadamente. O Pé-de-Garrafa emite sons aterradores, como gritos ou choros, que ecoam pela selva. Estes sons são usados para afugentar os invasores ou para comunicar-se com outros espíritos da floresta. Alguns relatos também mencionam que ele pode lançar maldições ou causar desorientação em quem desrespeita a natureza. Embora seja uma figura temida, o Pé-de-Garrafa também é visto como um guardião e um símbolo do poder e da magia da natureza.
Pisadeira
A Pisadeira é uma das histórias mais assustadoras, muito popular no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A Pisadeira é uma mulher de aparência assustadora: alta e magra, com unhas grandes em dedos compridos e secos, olhos vermelhos e arregalados, nariz comprido para baixo e queixo grande. Ela é também descrita com cabelos brancos desgrenhados e um olhar maligno, além de gargalhadas que mostram seus horríveis dentes verdes. A Pisadeira passa grande parte do tempo nos telhados das casas, observando o movimento dentro delas. Quando alguém vai dormir de barriga cheia, ela entra em ação. Sai de seu esconderijo e pisa no peito da pessoa, deixando-a em estado de paralisia. A vítima da Pisadeira consegue acompanhar tudo de forma consciente, o que traz grande desespero, pois nada consegue fazer para sair da situação.