"Lendas com a letra T"

Tatu Torem

Para escapar de seus inimigos, um jovem guerreiro se transformou em tatu. Ele se escondeu em uma toca, mas foi descoberto e morto. Seu sangue tingiu a terra de vermelho e deu origem à planta torém, que tem propriedades medicinais.



Teju Jaguá

Teju Jagua é uma das histórias mais intrigantes da mitologia guarani. Teju Jagua é o primeiro filho de Tau e Kerana e um dos sete monstros lendários da mitologia guarani. Características do Teju Jagua: Aparência: Teju Jagua é um enorme lagarto com sete cabeças de cachorro. Habilidades: Seus olhos são capazes de emitir fogo, e ele tem dificuldade de se mover devido às suas sete cabeças. Comportamento: Apesar de sua aparência horripilante, Teju Jagua é calmo e inofensivo, alimentando-se de frutas e mel, este último sendo seu alimento favorito dado por seu irmão Yasy Yateré. Moradia: Ele é considerado o senhor das cavernas e protetor das frutas. Tesouro: Teju Jagua também é mencionado como um brilhante protetor de tesouros enterrados.



Tutu Marambá

Tutu Marambá é irmão do Bicho-Papão e do Boi da Cara Preta. O Tutu Marambá é descrito como uma criatura toda negra, sem uma forma discernível. A palavra “Tutu” provém do termo africano “quitutu”, que significa “ogro” ou "papão". Na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o Tutu Marambá é conhecido por ser o senhor dos terrores noturnos infantis. Ele persegue crianças arteiras e, principalmente, aquelas que não querem dormir. Em algumas versões da história, o Tutu Marambá não possui forma nem cabeça, enquanto em outras, ele assume a forma de um porco-do-mato. A história também é preservada em canções populares, como a seguinte: Tutu Marambá não venhas mais cá Que o pai do menino te manda matar (repete) Durma neném, que a Cuca logo vem Papai está na roça e Mamãezinha em Belém Tutu Marambá não venhas mais cá Que o pai do menino te manda matar (repete).